:: uma dança possível ::


Curso de Metodologia de Ensino do Balé Clássico e Dança Criativa

Com o objetivo de capacitar, qualificar e aperfeiçoar professores de dança que atuam em escolas formais, academias de balé ou escolas de dança, a coreógrafa Luzia Amélia e equipe ministram o curso de Metodologia de Ensino do Balé Clássico e Dança Criativa no período de 19 a 23 de janeiro das 8:00 às 12:00 horas, na sede da Escola Balé de Teresina.

O curso divide-se em dois módulos:
:: Introdução à Metodologia de Ensino da Técnica Clássica (10 h/aula):
A metodologia de ensino da dança clássica abrangerá conhecimentos técnicos do balé a partir de novas visões sobre a técnica, dinâmica dos movimentos básicos, nomenclatura à aplicação de aulas para crianças dos pré-balé ao nível introdutório, dentro dos preceitos básicos do método russo (Escola Vagnova) - método empregado com sucesso na Escola Balé de Teresina há 3 anos.

:: Dança Criativa(10 h/aula):
Método de ensino que toma por base o trabalho de Rudolf Laban, que pretendia recuperar, pela dança, os atos espontâneos e a expressividade do ser humano, restringidos e inibidos pela rotina de movimentos de nosso cotidiano.
Na Dança Criativa o movimento físico não é usado de maneira funcional, mas como expressão pessoal. O movimento corporal transcende o mero exercício físico, e a dança apresenta-se como uma linguagem de exteriorização de sentimentos, idéias e emoções.

“Como o professor de dança deve proceder para ministrar as suas aulas de forma que sejam libertadoras? Esta é uma das grandes perguntas que busca responder este curso.” Pontua Luzia Amélia, completando: “Sabemos que a dança tem um grande valor educativo, mais isso esbarra na falta de uma metodologia adequada para que o ensino de dança possa, ao invés de excluir crianças e jovens, inserir o educando como verdadeiro sujeito do processo de aprendizagem, tornando-o capaz desenvolver sua autonomia e personalidade.

Luzia Amélia contará com o auxílio de uma equipe 8 professores/bailarinos experientes nesse campo de ensino para ministrar este curso.

“Para a nossa equipe ensinar significa mais que transmitir conhecimentos, é ajudar a desenvolver as potencialidades de um indivíduo, é um ato interpessoal, flexível, intencional, conectado com o contexto social. Ensinar dança tem relação direta com a pesquisa, a redescoberta, o fazer artístico.” Avalia Luzia Amélia.

Durante o mês de janeiro, professores de várias áreas aproveitam para fazer cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, razão pela qual a coreógrafa Luzia Amélia resolveu promover este curso. E ainda, pela grande demanda na área da dança, geralmente ociosa de iniciativas desta natureza.

“O professor de dança não pode negligenciar, nas suas aulas, as potencialidades de cada educando. A memória, o raciocínio, o sentido estético, as capacidades físicas e a aptidão para comunicar-se por meio da gestualidade instintiva do aluno serão a matéria-prima a ser competentemente trabalhada pelo professor de dança.” Finaliza Amélia.

:: Informações:

Escola Balé de Teresina
R. Félix Pacheco, 1296, centro
Fones: 3221.1977 e 8811.0407
baledeteresina.blogspot.com baledeteresina@bol.com.br

Nenhum comentário: